dbExperts  
  Replicação Produtos | Consultoria | Treinamento | Replicação | Documentos | Suporte | Compra | Contato  

A Empresa
Notícias
Contato
Casos de Sucesso
Produtos
dbExperts PostgreSQL
Serviços
Consultoria
Treinamento
Replicação
Documentos
Perguntas Frequentes
Links Interessantes
Compra
dbExperts PostgreSQL
Suporte
Login
Registro on-line

   


Replicação
Replicador de Alta Disponibilidade dbExperts PostgreSQL

Introdução

O que é replicação de dados

É o processo de compartilhar e distribuir informações entre diferentes bancos de dados. Estes dados serão mantidos sincronizados e íntegros em relação às regras de integridade referencial e de negócios.

Replicador dbExperts
A dbExperts desenvolveu o replicador de dados dbExperts partindo do conceito de transações distribuídas e "Two Phase Commit". A replicação de bases de dados funciona independente da aplicação, sistema operacional ou volume de dados.
A replicação é feita através de protocolo de comunicação TCP/IP, podendo atuar em redes locais (LAN), redes remotas (WAN), túneis de comunicação segura (VPN) ou, mesmo, utilizando conexões temporárias e esporádicas (Dial Up/Modem).
O sistema de replicação é feito de modo assíncrono, ou seja, os dados são enviados em intervalos de tempo pré-determinados, de acordo com a necessidade específica da aplicação. Esta replicação também pode ser de forma síncrona quando existe a garantia de estabilidade na conexão entre os bancos de dados.
A nossa replicação funciona em bases PostgreSQL já operantes, sem a necessidade de modificações nas estruturas de dados existentes. Para bases de dados de outros fornecedores, poderá ser contratado serviço de migração.
Nossa solução contempla a instalação do sistema de replicação entre os servidores, com definição das bases a serem replicadas e mais a correta configuração do aplicativo de sincronismo.


Modelos de utilização
O replicador dbExperts pode ser utilizado com sucesso em vários modelos de distribuição de dados, cada um com suas características próprias.


Alta Disponibilidade
Qualquer falha que venha a ocorrer nos sistemas de computação, seja por mau funcionamento de um servidor, ou falhas nos sistemas de infra-estrutura, pode representar um grande prejuízo para sua organização. O ideal é ter uma resposta imediata nos casos de desastres, sem interrupção do sistema, sem dados perdidos, sem horas paradas. Utilizando nosso sistema de replicação, os dados são replicados em tempo real para um servidor secundário ou alvo, garantindo a disponibilidade imediata quando há alguma interrupção no servidor principal.

Figura A : Uso normal



 

Figura B : Queda do Master_db



Cluster e Distribuição de Carga
A replicação dbExperts permite a criação de bases de dados distribuídas em vários servidores. Como os dados dos diversos servidores são exatamente iguais, é possível a distribuição da carga entre esses bancos de dados replicados. Dessa forma é possível um aumento ilimitado da performance da aplicação, em função do número de servidores replicados. Com este modelo de computação distribuída é feita uma utilização mais racional dos recursos disponíveis.



Centralização de dados
Neste modelo é possível a centralização de dados remotos em um servidor central. Assim, é possível a conciliação dos dados remotos. Como conseqüência temos uma melhor performance do sistema do sistema, pois os usuários poderão ter acesso local aos dados conciliados, agilizando os processos de tomada de decisão .



Modelo misto
Permite a utilização simultânea de vários modelos de utilização, como por exemplo, a centralização de dados com alta disponibilidade.




Vantagens

Baixo Custo
Não requer aquisição de licenças de uso para servidores e usuários, atualizações e contratos complicados de up grade. Custo de implantação e suporte adequados às necessidades e tamanho de sua empresa.

Recuperação de Desastres
Resposta imediata em casos de parada do sistema, recuperação de arquivos e backup.

Redundância
Pode-se trabalhar com o conceito de espelhamento de servidor, além dos sistemas de backups já existentes.

Distribuição de Processamento
O sistema nunca ficará sobrecarregado. Com a distribuição dos trabalhos entre servidores haverá um melhor balanceamento com melhoras de performance sem estressar o sistema.

Controle e Monitoramento
Mantém um log completo das transações, o monitoramento pode ser remoto ou local.

Acesso Global a Dados
Pode-se replicar as informações de várias filiais em um único servidor para se ter acesso as informações na tomada de decisões e ferramentas de BI.

Conceito A.C.I.D de Segurança
Garantia de que seus dados estarão seguros e íntegros, pois toda a transação segue o conceito A.C.I.D de:
  • Atomicidade - Todas as mudanças têm efeito e são realizadas, ou nenhuma delas é executada.
  • Consistência - A execução de uma transação isolada preserva a consistência do Banco de dados.
  • Isolamento - Cada transação não toma conhecimento de outras transações concorrentes no sistema.
  • Durabilidade - Depois de terminada com sucesso, as alterações feitas pela transação no Banco de Dados persistem.


    A dbExperts proporciona a seus clientes avanços tecnológicos de última geração.
  •  
       
      (11) 3956-7777 | Versão para Impressão | © 2006, dbExperts. Todos os direitos reservados.